A VERDADEIRA AMIZADE...
- Psi Marcelo Homem de Melo
- 13 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
A Terezinha, que curte minha página no facebook, me pediu, a bastante tempo, para escrever sobre “A verdadeira amizade”, para poder escrever para a Terezinha, eu teria que saber dela o que é A verdadeira amizade, vou aqui tentar escrever um pouco sobre o tema sem me prender a psicologia, já que amizade para cada um pode ser diferente.
Uma amizade depende de vários fatores para poder acontecer, entre eles estão estarem, as pessoas, em um mesmo ambiente, o que já ajuda a definir um pouco de cada uma. Já é algo em comum. Também é preciso encontrar, nesse caso pode ser fisicamente ou não (hoje em dia podemos encontrar pessoas em vários aplicativos de celular, facebook entre outras possíveis formas). Também é preciso que as pessoas envolvidas nesse início de amizade estejam dispostas a conhecer outra pessoa, quando isso acontece, é preciso que durante a conversa se encontre mais pontos e pensamentos em comum. Caso aconteça tudo isso, deve haver uma predisposição das pessoas em querer iniciar essa amizade.

Nesse ponto começam algumas dificuldades ou barreiras. Quando as pessoas se predispõem a iniciar uma amizade, ambos estão projetando no outro coisas que eles acham que o outro é. Isto é: eu conheço alguém e imagino que ela/e tenha bom caráter, que ela/e seja honesto, que ela/e faria por mim o que eu faria por ela/e. Essas características, são expectativas que achamos, que o outro tenha, já que várias pré-condições foram satisfeitas para poder chegar ao ponto de amizade.
Ninguém anda com um currículo com suas características, nós é que achamos que o outro seja como pensamos, já que para cada um, essas características são ou não importantes.
É nesse momento que entra um conceito importante para a Verdadeira Amizade, que é: o outro já se mostrou como eu acho que ele é? Já falamos sobre essas características, que são importantes para Mim? Essa outra pessoa já disse que também acha que essas características são importantes para ela?
Enfim, quando acontece alguma situação que nos desagrada vindo dessa amizade, sempre tendemos a culpar o outro que fez algo que nós não gostamos. Mas na grande maioria das vezes, nós é que achamos que o nosso amigo é infalível, bom caráter, sincero e tudo mais.
Ok, você vai me dizer que ela/e sempre se mostrou amiga/o, companheira/o, sincera/o, mas que pessoa que não tem bom caráter vai dizer que é mal caráter? Ela vai usar da amizade para conseguir o que quer.
E sim, na maioria das vezes somos enganados e não temos como desconfiar de antemão.
Infelizmente muitas vezes temos que passar por situações ruins e tudo bem, aprendemos com elas. Vai doer, vai ser difícil, mas vamos aprender a superar e buscar mais informações nas próximas amizades.
Na Vida sempre vamos passar por situações ruins e boas, é o pulsar da vida. Devemos olhar para ela como protagonistas e não como figurantes da nossa própria Vida.
Obrigado a todas e todos.
Comentem, façam perguntas, sigam o Blog
Um Abraço Grande
Marcelo Homem de Melo
Commenti